Blog

Lubrificação para Empilhadeira

Estudos indicam que a lubrificação completa, correta e periódica pode trazer um CUSTO MENOR DE MANUTENÇÃO DE ATÉ 35%. E o mais impressionante é que você poderá ter um AUMENTO DE ATÉ DEZ VEZES NA VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO se forem observados todos os cuidados com a lubrificação.

Por isso é tão importante você se informar muito bem a respeito da lubrificação do seu equipamento.

Assista ao vídeo que o Treinador Técnico da JM Empilhadeiras preparou pra você. E abaixo colocamos mais algumas informações relevantes.


Como você sabe, o funcionamento de qualquer motor acontece por movimento. E esse movimento entre as peças acaba gerando atrito e o cisalhamento desses componentes. É aí que entra o trabalho do lubrificante – ele forma uma película que impede o contato direto entre essas superfícies, reduzindo o atrito e evitando, assim, o desgaste das peças.

Mas não é só isso. O lubrificante também tem outras funções importantíssimas, como:
Resfriar as peças para evitar o aumento excessivo da temperatura
Limpar as impurezas do motor
Manter a vedação dos sistemas impedindo a entrada de detritos ou de gazes no motor
Transmitir força, no caso de sistemas hidráulicos.


LUBRIFICANTES PARA EMPILHADEIRA

Agora vamos ao ponto específico das empilhadeiras. Elas utilizam os mesmos óleos de veículos automotivos – ou seja, não há necessidade de se utilizar um lubrificante feito exclusivamente para o equipamento, pois os automotivos atendem plenamente as exigências de lubrificação da empilhadeira.

Mas é preciso ficar atento ao tipo que será utilizado, conforme ensinamos abaixo:
MINERAIS: o óleo mineral possui uma pequena combinação de aditivos e é obtido por meio do refino do petróleo. São mais baratos e atendem apenas as exigências dos motores mais antigos, e por terem uma durabilidade menor, as trocas são feitas com maior frequência. Este tipo de óleo não é indicado para empilhadeira por apresentar pouco desempenho e capacidade de proteção, se comparado aos modernos lubrificantes sintéticos.
SINTÉTICOS: esses óleos, como o próprio nome diz, são fabricados e obtidos por meio de reações químicas. Por serem totalmente desenvolvidos em laboratório e de forma controlada, já são projetados para necessidades específicas.
SEMISSINTÉTICOS: ESTE É O ÓLEO MAIS INDICADO PARA EMPILHADEIRAS– pois durante a sua produção ele emprega tanto as qualidades do mineral como a do sintético – sendo de ótima qualidade e de custo mais acessível que os sintéticos.

Tags:
Share:

© 2023 JM Empilhadeiras. Powered By